<body> Curiosos à Vista, os Finalistas
domingo, 20 de março de 2011
*Mais um trabalho de um Curioso...

Olá amiguinhos!

Hoje deixo este trabalho muito interessante que foi elaborado pelo nosso querido Curioso João M.

República Popular da China

A República Popular da China é um país situado a Este da Ásia, fazendo milhares de quilómetros de fronteiras com os seguintes países: Mongólia, Cazaquistão e Rússia. A capital é Pequim mas a cidade mais populosa é Xangai, com aproximadamente 14 milhões de habitantes.

Pequim, a capital do país, tem também mais de 10.000.000 de habitantes na sua metrópole (Região Metropolitana).

É o país mais populoso do mundo e os seguintes são: em 2º lugar a Índia, em 3º lugar os Estados Unidos da América, e em 4º lugar a Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo.

A sua população é mais de um bilião de habitantes, sendo mais populosa do que alguns continentes. A Índia também tem mais de 1 bilião de habitantes, mas um pouco menos que a República Popular da China.

Também existem outras grandes cidades como Cantão, com cerca de 11 milhões de habitantes e Shenzhen, também com esta população. A 20º cidade mais populosa chinesa tem mais de 2 milhões de habitantes e da índia a 20º cidade mais populosa tem uns extraordinários 4 milhões de habitantes, Calcutá.

A China é um dos maiores países do mundo e muito montanhoso, localizando-se lá o monte Everest, que também passa no Nepal, na cadeia montanhosa dos Himalaias, com mais de 8.000 m de altura.

Na República Popular da China encontram-se grandes paisagens desertificadas como o deserto do Gobi, também na Mongólia.

A norte da China situa-se o Cazaquistão, a Mongólia e a Federação Russa, o maior país do mundo, com quase o dobro do tamanho dos Estados Unidos da América. A sul o trópico de Câncer, onde se situa o Vietname, Tailândia, entre outros.

A República Popular da China é apenas banhada a Este, pelo oceano Pacífico, a maior massa oceânica do mundo.

Nela existe o maior lago artificial do mundo, a Barragem das Três Gargantas e muitas outras barragens. A China tem ganhado importância não só pela população, como também pela maneira de como é industrializada.

Na China passa o trópico de Câncer mas pouco, pois a maior parte é temperada. Os climas da República Popular da China são Tropicais e Temperados, com quedas de neve frequentes no centro e Norte do país e internas em algumas zonas de altitude.

Em algumas cidades o clima Subtropical não deixa que a temperatura varie muito do Inverno para o Verão, como Macau e Hong Kong, onde a temperatura média é de 20ºC.

A Mongólia faz fronteira com um estado da República Popular da China chamado Mongólia Interior, por isso o país é também chamado Mongólia Exterior. A capital deste estado é Hohhot, com aproximadamente 1.134.000 habitantes e a população é de cerca de 24 milhões de habitantes (2004).

Elaborado por João M.


Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 00:01 | Permalink |


0 Comments: