<body> Curiosos à Vista, os Finalistas
sábado, 16 de abril de 2011
*Bichos de-Sete-Cabeças... - II




Olá amiguinhos!

Espero que as vossas férias estejam a ser boas.
Eu vou também tentar descansar esta semana que vem,
para que iniciemos o 3º período com muita força e energia.

Hoje venho deixar as restantes actividades que desenvolvemos sobre a obra
"O Bicho-de-Sete-Cabeças, história de uma eleição democrática".

AQUI
podem ver as actividades anteriores.

Deu-se início ao conto, até que na cidade de Cata-Vento surge um novo desafio:
o Bicho-de-Sete-Cabeças foi eleito para presidente, mas não sabiam que cabeça coroar, pois cada uma guardava um valor, um sentir diferente.

Fizemos uma pausa na história para que pudéssemos explorar alguns conteúdos que posteriormente nos iriam ser úteis:
o que significa coroar; honra; imparcialidade; sabedoria; justiça; determinação; bondade e humildade.
Cada curioso deu a sua definição para cada um destes valores e novamente é colocada uma questão:

De acordo com a tua opinião, qual das cabeças do novo presidente deveria ser coroada?

  • Eu escolheria a cabeça que guarda a justiça, porque para ser presidente é preciso ser justo. - Guilherme
  • Eu escolhia a bondade, porque se todos forem amigos, todos vão ajudar na cidade de Cata-Vento e o presidente iria ficar bem visto. - Mário
  • Eu acho que deveria ser coroada a cabeça da bondade, porque assim o povo o ia adorar. - João P.
  • A cabeça que deveria ser coroada era a da justiça, para tomar decisões justas para com o seu povo. - Carolina S.
  • Acho que deveria ser a cabeça que guarda a determinação, porque assim o presidente poderia pôr ordem e tomar decisões no seu reino. - Joana
  • Eu acho que não deveria ser coroada nenhuma cabeça, pois as outras ficariam zangadas. - Daniel
  • A cabeça que deveria ser coroada era a da justiça, pois aquela cabeça é melhor para presidir. - Ricardo
  • Na minha opinião deveriam fazer outra eleição para saber qual das cabeças coroar. - Fabiana
  • A cabeça que deve ser coroada é a cabeça da sabedoria, porque se um presidente não tiver sabedoria, não tem sucesso. - Beatriz
  • Acho que deveria ser a cabeça da bondade, pois assim o presidente ajudaria o povo e essa é uma das qualidades para se ter sucesso. - Carolina M.

Depois de lida toda a história, chegou-se chegou à conclusão que todas as cabeças deveriam ser coroadas, pois é importante ser bom, justo, humildade, determinado, honrado, sabedor e imparcial... dentro de nós devemos guardar todos estes valores.

Depois passámos à oficina de escrita onde cada grupo tinha como tarefa fazer um tipo de texto:
o postal, o artigo de jornal, o acróstico, a ementa, o discurso, a poesia e a banda desenhada.



Num outro dia colocarei exemplos de trabalhos.

Beijinhos grandes da professora

Etiquetas: ,

 
posted by Curiosos à Vista! at 20:34 | Permalink |


0 Comments: