<body> Curiosos à Vista, os Finalistas
domingo, 17 de abril de 2011
*Bichos de-Sete-Cabeças... - III




Olá amiguinhos!

Aqui venho deixar mais algumas actividades alusivas à obra
"O Bicho-de-sete-cabeças, história de uma eleição democrática".

No final da oficina de escrita,
os Curiosos apresentaram os seus trabalhos à turma.


Cada grupo trabalhou um tipo de texto e o resultado final foi muito positivo!
Podem clicar nas imagens para as aumentar.

O Acróstico

Aqui fica outro exemplo:

Bonito a valer
Imagino nossos filhos a crescer!
Coisa bonita, não leves a mal,
Haverá amor igual?
O amor está no ar!

Dá-me algo a brilhar
Este amor não há-de passar!

Sabes...irei sempre te amar,
Este amor vai tudo derrubar.
Toma o meu coração
E claro que vais ficar com ele na tua mão!

Cai nos meus braços, não cairás no chão.
A minha paixão
Bate as asas e vai até ao coração.
Este amor não vai acabar!
Claro que vai para sempre durar.
A cabeça já a bailar
Só em ti vou pensar...


A Ementa



Poesia


O novo presidente
chama-se Bicho-de-Sete-Cabeças.
Gosta de pôr baton nos lábios
e adora astrolábios!
Quando vai ao dentista
é só dentes a partir,
mas quando choca contra a parede
é só rir!
As suas cabeças são super esquisitas
mas todas têm uma função,
quando estão aborrecidas
passa por elas um furacão.
Quando foram coroadas
só havia alegria,
e quando os seus pais souberam
escreveram-lhe uma linda poesia!
A sua apaixonada
mandou-lhe um postal.
Ele ficou envergonhado
porque nunca tinha lido tal!

O Postal



O Discurso



Artigo de Jornal


SETE QUALIDADES NUM PRESIDENTE

Hoje na cidade de Cata-Vento elegeu-se o novo presidente,
que é agora o Bicho-de-Sete Cabeças, com 56 votos.
Não sabiam que cabeça coroar,
desta forma o ourives Aristides declarou aos cidadãos
que ia fazer mais seis coroas.
Depois das eleições festejaram com danças, comida, música,
as crianças largaram balões e os cidadãos ficaram satisfeitos
com o novo presidente,
que guardava em si sete importantíssimas qualidades.


Banda Desenhada


Ainda houve espaço para o trabalho individual:
cada Curioso fez o Bilhete de Identidade do seu Bicho-de-Sete-Cabeças
e executou um texto narrativo.

Todos os trabalhos foram guardados e fizemos um livro muito bonito.



Para culminar,
cada Curioso fez a auto-avaliação da actividade.

  • Esta obra foi muito interessante, pois aprendi certas coisas que não sabia, tais como o que é a justiça, bondade, imparcialidade, humildade, determinação e honra. Adorei!
  • Gostei muito desta história e da minha actividade. Aprendi que todos temos boas e más qualidades.
  • Eu adorei este livro, porque foi muito interessante e divertido. O meu grupo trabalhou muito bem, porque fizemos tudo o que a professora pediu.
  • Ao longo da exploração desta obra fizemos muitas coisas divertidas tais como: a oficina de escrita, o nosso bicho-de-sete-cabeças, o seu B.I....
  • Gostei de explorar esta obra. Foi muito divertido! Os meus colegas de grupo ajudaram-me muito e eu cumpri todas as tarefas sem qualquer problema.

AQUI
podem fazer o download do guião de exploração desta obra.

Divirtam-se!


Etiquetas: ,

 
posted by Curiosos à Vista! at 13:37 | Permalink | 3 comments
sábado, 16 de abril de 2011
*Bichos de-Sete-Cabeças... - II




Olá amiguinhos!

Espero que as vossas férias estejam a ser boas.
Eu vou também tentar descansar esta semana que vem,
para que iniciemos o 3º período com muita força e energia.

Hoje venho deixar as restantes actividades que desenvolvemos sobre a obra
"O Bicho-de-Sete-Cabeças, história de uma eleição democrática".

AQUI
podem ver as actividades anteriores.

Deu-se início ao conto, até que na cidade de Cata-Vento surge um novo desafio:
o Bicho-de-Sete-Cabeças foi eleito para presidente, mas não sabiam que cabeça coroar, pois cada uma guardava um valor, um sentir diferente.

Fizemos uma pausa na história para que pudéssemos explorar alguns conteúdos que posteriormente nos iriam ser úteis:
o que significa coroar; honra; imparcialidade; sabedoria; justiça; determinação; bondade e humildade.
Cada curioso deu a sua definição para cada um destes valores e novamente é colocada uma questão:

De acordo com a tua opinião, qual das cabeças do novo presidente deveria ser coroada?

  • Eu escolheria a cabeça que guarda a justiça, porque para ser presidente é preciso ser justo. - Guilherme
  • Eu escolhia a bondade, porque se todos forem amigos, todos vão ajudar na cidade de Cata-Vento e o presidente iria ficar bem visto. - Mário
  • Eu acho que deveria ser coroada a cabeça da bondade, porque assim o povo o ia adorar. - João P.
  • A cabeça que deveria ser coroada era a da justiça, para tomar decisões justas para com o seu povo. - Carolina S.
  • Acho que deveria ser a cabeça que guarda a determinação, porque assim o presidente poderia pôr ordem e tomar decisões no seu reino. - Joana
  • Eu acho que não deveria ser coroada nenhuma cabeça, pois as outras ficariam zangadas. - Daniel
  • A cabeça que deveria ser coroada era a da justiça, pois aquela cabeça é melhor para presidir. - Ricardo
  • Na minha opinião deveriam fazer outra eleição para saber qual das cabeças coroar. - Fabiana
  • A cabeça que deve ser coroada é a cabeça da sabedoria, porque se um presidente não tiver sabedoria, não tem sucesso. - Beatriz
  • Acho que deveria ser a cabeça da bondade, pois assim o presidente ajudaria o povo e essa é uma das qualidades para se ter sucesso. - Carolina M.

Depois de lida toda a história, chegou-se chegou à conclusão que todas as cabeças deveriam ser coroadas, pois é importante ser bom, justo, humildade, determinado, honrado, sabedor e imparcial... dentro de nós devemos guardar todos estes valores.

Depois passámos à oficina de escrita onde cada grupo tinha como tarefa fazer um tipo de texto:
o postal, o artigo de jornal, o acróstico, a ementa, o discurso, a poesia e a banda desenhada.



Num outro dia colocarei exemplos de trabalhos.

Beijinhos grandes da professora

Etiquetas: ,

 
posted by Curiosos à Vista! at 20:34 | Permalink | 0 comments
domingo, 27 de março de 2011
* Receitas brilhantes...



Olá amiguinhos!

Os Curiosos fizeram receitas muito engraçadas a partir de um poema que lhes foi dado.



"Ingredientes para fazer uma estrela"

Primeiro misturam-se os ingredientes
com redobrados cuidados
hidrogénio e hélio
e alguns metais pesados.
Vai-se acrescentando massa
(é como se fizesses o pão)
até que chega o momento
em que esta entra em combustão
e começa a brilhar.
E está a Estrela
pronta a brilhar!




Depois de lido o poema, discutimos o significado de algumas palavras difíceis, identificámos os ingredientes e como fazer uma estrela.
Eis que surge a tarefa:

Transforma o poema numa receita convencional (ingredientes e modo de preparação). Podes usar a tua criatividade, acrescentando ingredientes e ideias para o modo de preparação.


Receita do Ricardo

Ingredientes:
  • um garrafão cheio de hidrogénio
  • dez copos de hélio
  • metais pesados ( dois ferros de 1 metro de comprimento)
  • 2 g de massa
  • 4 kg de fermento
  • 5 g de farinha
  • tinta de canetas brilhantes
  • dois fogos de artifício com 1 metro de comprimento
  • 10 pedras de vários tamanhos e peso
  • raspa de dois limões

Modo de Preparação:

Primeiro coloca-se o hidrogénio e o hélio num caldeirão e misturam-se durante 5 minutos. De seguida acrescentam-se os fogos de artifício e as dez pedras. Quando começarem a surgir explosões no caldeirão, junta-se metade da massa. Acrescenta-se a tinta de canetas brilhantes e logo por cima a farinha. Raspam-se os limões, junta-se o resto da massa, envolver tudo muito bem durante 10 minutos e por fim acrescenta-se o fermento.
Deve servir-se bem quente e enquanto brilha.



Receita do Daniel

Ingredientes:

  • 5 toneladas de hidrogénio
  • 500 litros de hélio
  • 3 pedras de Mercúrio
  • 30 kg de lava de Vénus
  • 1 litro de água
  • 2 marcianos
  • 51 nuvens de Júpiter
  • 5 litros de anéis de Saturno
  • 3 kg de cometas do cinturão de asteróides
  • 7 pedras de gelo de Úrano
  • 70 litros de vento de Neptuno
  • 3 l de cada tipo de neve de Plutão
  • 3 litros de nuvens de Ozz
  • 3 pastilhas elásticas

Modo de preparação:

Em primeiro lugar coloca-se o hidrogénio e o hélio para fazer o peso, mexe-se muito bem e depois afaste-se, pois vão surgir três explosões. Depois coloque as pedras de Mercúrio, os 2 marcianos, os cometas do cinturão de asteróides e vá mexendo. Acrescente os tipos de neve de Plutão e as nuvens de Ozz e envolva-os com muito cuidado, para fazer o interior. Em seguida coloque a lava de Vénus, a água, os anéis de Saturno, o vento de Neptuno e misture com cuidados redobrados para fazer o calor e a fotosfera. E por fim acrescentam-se as três pastilhas elásticas para fazer um buraco negro quando a estrela explodir.



Receita do Marcos

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de pólen
  • 3 litros de piri-piri
  • hélio
  • hidrogénio
  • 7 litros de baba de caracol
  • 2 barbatanas
  • 9 pelos de leão
  • uma pena de galo

Modo de preparação:

Primeiro colocam-se os 7 litros de baba de caracol numa panela juntamente com o pólen e misturam-se bem estes dois ingredientes, até que fiquem numa massa homogénea.
De seguida acrescentar os 3 litros de piri-piri, o hélio e o hidrogénio.
Por fim colocam-se as duas barbatanas lavadas, os pelos de leão e a pena de galo. Envolvem-se todos os ingredientes com cuidado e a estrela aparece!

Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 15:40 | Permalink | 0 comments
sábado, 26 de março de 2011
*Rimas divertidas




Eu sou a Beatriz e parti o nariz no chafariz.


Eu sou a Mariana Pedras e fui ver o Carnaval a Torres Vedras.

Eu sou a Liliana Martins e comi cinquenta pudins.

Eu sou a Andreia Filipa e bebi por uma pipa.

Eu sou a Paula Guerreiro e o meu signo é Carneiro.

Eu sou a Carolina Matos e piquei-me nos catos.

Eu sou a Maria que dorme todo o dia.

Eu sou Carolina Ribeiro e ganho muito dinheiro.

Eu sou a Joana e tropecei numa banana.

Eu sou a Carolina Fernandes e engoli uma sandes.

Eu sou o Tomás André e casei com um jacaré.

Eu sou o Daniel e fiquei preso no cordel.

Eu sou o Ricardo Miguel e vivo num hotel.

Eu sou o Guilherme Andrade e subi à grade.

Eu sou o Ruben Pimentel que escorregou no carrossel.

Eu sou o Marcos Gabriel e engasguei-me com papel.

Eu sou o Mário Ribeiro, mas não sou brasileiro.
Alinhar ao centro

Eu sou o António Vicente e parti um dente.

Eu sou o João e sou um bicho-papão.

Eu sou a Anais Correia que saboreia a geleia.

Eu sou a Fabiana Patrícia e um dia vou ser polícia.

Eu sou o Carlos Brandão e ando de foguetão até Plutão.

Eu sou o João e voei com o balão.


Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 10:12 | Permalink | 0 comments
quarta-feira, 23 de março de 2011
*Oficina de Escrita


Olá amiguinhos!

Chegou a primavera e nós aproveitámos para fazer uma Oficina de Escrita alusiva ao tema.

Podem fazer o download da nossa ficha de trabalho
AQUI


"A primavera"

Na primavera as plantas começam a florescer e de casais nascem novos membros da família.
O tempo começa a ficar quente e as pessoas começam a usar roupas frescas.
Os animais acordam do seu tempo de hibernação e as andorinhas regressam.
De vez em quando, para festejar a chegada da primavera, os meninos vão tomar banho de água fria no mar.
Os campos ficam floridos com flores de diferentes espécies e as cores mais abundantes da natureza reaparecem.
Já repararam no que estou a vestir?
Tenho umas calças de ganga cor de rosa e uma camisola verde (ainda um pouco quente)
Das árvores crescem lindas flores e mais tarde nascem grandes e saborosos frutos que dá vontade de comer sem lavar.
Todos sabem em que dia chega a primavera?
É no dia 21 de março. Um dia depois um faço anos e é o dia Mundial da Água.
Adeus, espero que tenham gostado deste pequeno texto que eu fiz.

(elaborado por Carolina S.)


"Primavera"

No dia 21 de março começou a primavera. Os esquilos saem à rua, os campos ficam verdejantes e as árvores começam a florir. O sol aparece e está mais calor .
Andam por aí joaninhas, andorinhas e até libelinhas.
É primavera!
No dia 21 de março também se comemorou o dia da árvore.
Parecia que as plantas estavam mais verdes que o habitual, tal como os campos.
Na primavera todos ficam mais vivos e os animais com vontade de crescer e de fazer novos amigos que os fazem sentir felizes.
Na primavera, o amor anda no ar e este texto vai acabar!

(elaborado por Carolina F.)


Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 20:54 | Permalink | 0 comments
quarta-feira, 16 de março de 2011
*Aprender a desenhar personagens...



Olá amiguinhos!

Encontrei este simpático personagem e decidi colocar aqui o passo a passo para que o possamos desenhar.
Toca a colocar o lápis a trabalhar...










Como vocês sabem, não sou muito dotada para o desenho
ihihihih
Mas fiz a minha tentativa, aqui fica!




Que tal o meu elefante??
Até que não ficou muito mal...

Agora podem fazer uma bonita estória com este vosso simpático personagem.

AQUI
Podem fazer o download de uma ficha para esse efeito.
Gostava de receber os vossos trabalhos!

Beijinhos grandes


Etiquetas: ,

 
posted by Curiosos à Vista! at 10:13 | Permalink | 0 comments
quinta-feira, 10 de março de 2011
* Cria uma história...


Olá amiguinhos!

Venho aqui deixar mais um desafio:

AQUI
podem fazer o download de uma ficha de trabalho onde podem criar uma história.
Enviem os vossos trabalhos para o email dos Curiosos e estes serão aqui publicados.

Peçam ajuda aos pais ou irmãos para digitalizar e enviar.
Vamos todos participar!

Beijinhos e bons trabalhos


Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 22:07 | Permalink | 0 comments
domingo, 20 de fevereiro de 2011
*É tão injusto!!!!


Olá amiguinhos!

Hoje deixo-vos uma estória muito engraçada, que fala de animais,
mas essencialmente sobre justiça.

O que é ser justo para ti?
O que sentes quando vês ou presencias alguma injustiça?

Aqui lanço o desafio, deixem as vossas ideias neste post.

Para fazerem o download do Power Poit cliquem na imagem.



AQUI
podem encontrar algumas actividades alusivas a esta obra.

Espero que se divirtam e participem!

Beijinhos


Etiquetas:

 
posted by Curiosos à Vista! at 21:01 | Permalink | 0 comments
sábado, 22 de janeiro de 2011
*Hora do Conto



Olá amiguinhos!

Venho desejar um excelente fim de semana para todos.
Está muito frio e nem apetece sair de casa.
E como tal, nada melhor que ter um bonita história e executar alguns exercícios alusivos à mesma.

Hoje deixo-vos o conto
"A formiga horripilante"


Clicar
AQUI
para fazer o download da estória.

AQUI
podem fazer o download de alguns exercícios.


Beijinhos e divirtam-se!


Etiquetas: ,

 
posted by Curiosos à Vista! at 12:07 | Permalink | 0 comments